6.11.08

RTPN: "de notícias se faz o mundo"

Vi esta frase no canal de notícias da RTP. Uma frase que fazia referência ao próprio canal.

Mas as notícias não são acontecimentos de pessoas? Não são preparadas por pessoas? Não são relatadas por pessoas? Para que outras pessoas as vejam e interpretem.

Não podia estar mais em desacordo com esta frase. Acho que é dimensionar o mundo somente àquilo que nos é mostrado pela comunicação social todos os dias. E que, como é sabido, muitas vezes são preparadas e transmitidas sem haver qualquer tipo de imparcialidade.

Sem pessoas não há notícia. Sem pessoas não há criação. Sem pessoas não há sentimento. Sem pessoas não se dá desenvolvimento. Não existe continuação. Não existe mudança. Tudo hoje na vida não tem a mão do Homem?

Não seria mais correcto e mais completo dizer que: de pessoas se faz o mundo?

2 comentários:

Ivo da Silva Fernandes disse...

Engraçado, que quando vi esta frase pela primeira vez, depois de lançada a nova imagem da RTP N, logo despertou a minha atenção, fazendo-me questionar sobre ela. Mais engraçado ainda é que me questionei precisamente pela mesma razão que invocas no post – é que a frase está com sentido invertido… concordo plenamente contigo – a frase transmite uma ideia de domínio da informação. Contudo, e paradoxalmente, a frase reflecte precisamente o que acontece hoje; de facto os media conseguem impor a notícia e fazer com que o mundo gire em torno da tal notícia (ou não noticia).
Quando muito a frase poderia ser: “do mundo se fazem as notícias”.
Agora , convínhamos: quem mais para além de nós dissertaria sobre as frases institucionais da RTP N?...

Um abraço

Ivo da Silva Fernandes disse...

Este gajo... sinceramente... anda por aí a criticar as frases da RTPN e depois dá-lhes entrevistas... Não tens vergonha!...:) lol
Um grande abraço!
Tens-te mostrado uma pessoa espectacular!