29.2.08

Mestres vs. Exemplos



Hoje, tal como faço diariamente, dou uma olhada em algumas publicações diárias da Região.
Deparei-me com um pequeno artigo de opinião, que pelo seu tamanho não diminui em nada o seu teor.
Tem como título “Mestres” e foi escrito por Maria do Céu Patrão Neves no Jornal Diário.
Quantos de nós não olhamos para alguém, não ouvimos alguém, e não vemos ali um exemplo. Por vezes, um exemplo só mesmo a ser tomado em consideração, não necessariamente um exemplo a seguir, mas mesmo assim, um exemplo, um ensinamento.
Mestre é sinónimo de grande, de importante, de exemplar.
Esta é uma categorização atribuída a Homens que davam o exemplo. Que, no modo empírico mais puro, era líder. Temos o exemplo do mestre de uma embarcação, tão comum na nossa Região. Igualmente comum temos o mestre artesão.
Mestre é um seguinte, é uma pessoa que marca. Mestre é professor.
Todos têm pelo menos um mestre na sua vida. Mestre é aquele “exemplo de vida” que tanto se diz, mesmo não tendo noção do próprio conceito de mestre.
E quem tiver aberto à aprendizagem, tiver a humildade de admitir que se pode aprender diariamente, irá encontrar mestres toda a vida, mesmo que estes já tenham partido à muito.
Tenho a felicidade de ter encontrado aqueles a quem chamo “os meus mestres”. Aqueles que para mim são os tais “exemplos de vida”, aqueles que diariamente me ensinam mais um bocado, e que me ensinaram muito. Espero que me ensinem ainda mais e que toda a minha vida encontre exemplos, pelo menos, tão bons quanto eles.
E agora veio-me à cabeça o ditado: “Se vieres por bem Deus te abençoe. Se vieres por mal Deus te perdoe”. Apesar de que as vindas menos boas, também são bem vindas, nem que seja para que os conceitos de “fazer o bem” e “fazer bem” se enraízem cada vez mais.
Aproveito para agradecer a todos os que me ensinaram e que me ensinam. E também para pedir mais.

1 comentário:

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado