Já há algum tempo que tenho pensado nesse 'ponto de vista' em relação à crise. Que ela é real, todos nós o constatamos. Mas não será que já estão a exagerar? Instalando-se o medo nas pessoas? Não se devia incentivar em vez de fazer exactamente o contrário?
Fica a história...
Alguém resolveu promover uma corrida entre os sapos. O percurso extendia-se por quilómetros onde haviam muitos obstáculos naturais. O primeiro sapo a chegar receberia como prémio um lugar privilegiado para viver e dele desfrutar para o resto da vida.
Entusiasmados que estavam, todos eles se inscreveram para a corrida, e ela finalmente iniciou. Os outros bichos que assistiam gritavam palavras de incentivo.
Pouco tempo depois do início alguns já se mostravam cansados e começavam a surgir as primeiras desistências. Os bichos que assistiam já não incentivavam, porém assistiam atentos.
Mais tarde, ainda com mais desistências, pior do que não incentivar, os bichos desencorajávam-os. Ainda mais difícil se tornava, visto que os espectadores passavam a emitir insistentemente as suas opiniões negativas, incentivando-os a desistir. E isto fazia efeito na maioria deles, que desistiam, um após o outro.
Entretanto, havia um sapo que, além de não se importar com os comentários, parecia manter o ritmo inicial.
Aproximando-se da linha de chegada, olhando à sua volta viu que, embora todos os bichos acenavam e expressavam-se de todas as formas, ele era o único que continuava em competição. A maioria arrastava-se já, sem animo nenhum. Mas ele continuava, mesmo sem entender por que tantos desistiram.
Passando finalmente pela linha de chegada, recebe o troféu de vencedor e o respectivo prémio.
Porém, ao ser entrevistado por jornalistas, perceberam que ele não entendia nada do que perguntavam. Só então perceberam que ele era SURDO.
Moral: O que não falta são bichos destes na vida de todos nós. A meter medos, a desencorajar os mais audazes. A fazer-nos desistir de um objectivo.
Selecciona o que ouves e filtra a mensagem, até tirares o seu melhor 'sumo', o mais doce para a tua vida. Até porque desistir é 'morrer'. Logo desencorajar pode 'matar'. Não te deixes morrer, continua sem temer.
Sem comentários:
Enviar um comentário