30.9.07

Povoação Actual





O Concelho da Povoação parou. De há anos para cá que se tem notado uma acentuada regressão no nosso concelho, ainda mais quando comparado com os concelhos mais próximos, e isso é do conhecimento e acordo de todos. E só não o vê quem não quer ou quem não lhe convém ver. Sem dúvida que o maior cego é aquele que não quer ver, o que é, sem dúvida, muito mau para todos.

Passou mais um Verão, mas com ele não passa a mágoa de que não foi, de todo, um bom Verão. Um Verão convidativo àqueles que nos escolhem todos os anos para umas merecidas férias, ou simples passeio. A Povoação não está habituada ao “vazio” que se fez sentir este ano, a Povoação e os povoacenses não podem, nem devem estar habituados a este “vazio”.

Em praticamente todos os povoacenses reinava a frase: “não se faz nada”, e nos restantes, já poucos, reinava o conformismo, uns porque não podem, outros mais uma vez porque não convém. Nos visitantes e nos nossos emigrantes havia a frase: “A Povoação já não é o que era”, frase essa que dos nossos emigrantes era dita com alguma tristeza, infelizmente.

A nossa Povoação já foi o local onde no Verão se enchia de visitantes (inclua-se, claro, os nossos emigrantes). Era, também, a primeira escolha da maioria dos micaelenses.

Isso tudo e muito mais, infelizmente, no nosso concelho, que é “O Mais Lindo Dos Açores”, acabou.

Depois disso, chega-se à conclusão de que algo está mal, alguma coisa não corre bem, alguém não está a trabalhar bem.

Já todos repararam que me refiro à Câmara Municipal, e aos seus responsáveis máximos, que desde 2002 não fazem mais do que uma eterna campanha eleitoral, aproveitando todos os “tempos de antena” que vão “comprando” com dinheiro de todos nós para anunciarem o vazio que todos nós cada vez mais sentimos.

Resta-nos a alegria e a esperança de mudança. Mudança essa que já se iniciou, já se nota cansaço, já se nota que os povoacenses estão fartos. Já se notam muitas vozes, neste momento, algo revoltadas fartas de falhas e de mentiras por parte deste executivo municipal.

A Povoação merece melhor, a Povoação merece mais, é a ideia que prevalece na cabeça de todos.

Falando em casos concretos.

Nas Furnas, o tão falado, e agora criticado, Complexo Desportivo. Não pergunto para quando o seu fim. Mas sim, para quando o seu inicio? É que já reina a ideia de que simplesmente foi cartaz de campanha eleitoral. Houve furnenses que já disseram que não era necessário tanto. Um campo de futebol sintético, como o que foi construído na Lomba de Cavaleiro servia muito bem os jovens furnenses, atletas do Futebol Clube Vale Formoso. Se assim fosse, se calhar já se teria iniciado e não se teria agravado o preço da obra, como é o caso do Complexo das Piscinas.

No caso da nossa Vila, queria perguntar para quando o arranjo da zona da beira-mar, criada com a obra de protecção da orla marítima. Para quando uma decisão concreta, plausível e aceitável para aquele espaço?

Para quando o prolongamento da avenida na Lomba do Loução?

E as casas que iriam ser entregues na mesma Lomba, mas que afinal não são propriedade da Câmara? E as da Ribeira Quente?

Não posso esquecer também a zona do Morro, mais propriamente a sua praia e a área em frente aos balneares. Zona esta que bem aproveitada e ornamentada, pode muito bem fazer aumentar as condições para que se possa aproveitar aquela praia, até porque é uma praia que em nada nos deixa atrás de outras da ilha.

Muitas outras situações, que em nada nos alegra, ficam por enunciar. A Povoação, e os povoacenses esperam e desesperam por uma Câmara concreta, uma Câmara presente, presente em todos os aspectos.

6 comentários:

Anónimo disse...

gostei,isto e o espelho do nosso concelho, que vergonha.

Anónimo disse...

continua joao, e necessario alguem por os pontos nos iiisss

Anónimo disse...

Concordo plenamente com tudo o que foi dito.Mas foram os próprios povoacenses que quiseram assim.Erraram, tiveram oportunidade de corrigir o erro e mesmo assim preferiram continuar...agora cocem-se...não me parece que Carlos Ávila esteja na disposição de ir a votos novamente.Diria que a Povoação foi como o Chelsea: mandou o Mourinho embora!

Telma Ventura disse...

já a muito tempo que a nossa povoação deixou de ser o que era, realmente nao têm trabalhado para o melhoramento do nosso concelho. neste andamento nao temos futuro!!! tens toda a razão João!!! Tou contigo e com os restantes, principalmente com o teu pai!!!lol Telma Ventura

Anónimo disse...

A nossa vila esta num estado caótico digamos assim...e como foi referido nos comentarios acima os povoacenses tiveram a oportunidade de mudar isso mas mais uma vez deperdiçaram-na....a este facto chama-se burrixe, burrixe exa que tem projudicado todos os povoacenses e ao resto das pessoas que visitam o nosso concelho.

beijs e parabéns pk ta mt bom!!

Anónimo disse...

Já lá vai o tempo em que até de camioneta ía passar os fins de semana à terrinha... Mas agora nem de carro lá vou nas férias! Mas é muita pena porque ainda ouço pessoal dizer que gosta de ir para lá passar uns dias no Verão. Era aproveitar o pouco pessoal que sabe que existe uma Povoação e que a ilha não acaba nas Furnas, por assim dizer... Porque as Furnas sempre vão mantendo o seu movimento. Acho a Povoação uma vila fantasma e não há outro nome que se lhe dê. E, pelos vistos, habitada por uma porrada de zombies sem acção.
(já lá vai o tempo das festas do Corpo de Deus como deve de ser, com os nossos emigrantes... é que nem isso!)