29.9.07

Somos Todos Portugueses

Todos os portugueses têm direito de votar, desde que sejam eleitores. Tendo estes, para além desse direito, o dever de o fazer. No entanto, muitos eleitores, nestas eleições, não votam por inúmeras razões: por não o quererem fazer, ou por o seu cartão de eleitor não ter sido feito a tempo, ou ainda e também, por uma qualquer razão legal estarem impedidos de o fazer.
É o caso dos estudantes das Regiões Autónomas que por quererem continuar os seus estudos, têm de sair da sua Região.
Nestas alturas, alturas de campanhas eleitorais, só se fala de apelo ao voto por parte de todos. Uns nem querem ouvir, outros apesar de ouvirem nada podem fazer, porque para o poderem fazer teriam de se deslocar a casa por um fim-de-semana, o que nem sempre é possível, sobretudo por razões económicas, especialmente para os estudantes dos Açores.
Nas últimas eleições, as regionais, não houve problema nenhum, tivemos aqui o sistema de voto antecipado, que independentemente do número de votos, são sempre votos úteis.
Acho que somos esquecidos, em certa parte, só porque temos de nos ausentar para que um dia mais tarde possamos voltar e, de alguma forma, contribuir para o desenvolvimento da nossa região. Acho que esse deveria ser um assunto que deveria ser visto pelas entidades competentes, para que só assim todos, mas mesmo todos, pudéssemos dar o nosso contributo ao País, como cidadãos que somos. Até porque se o voto antecipado dos estudantes deslocados, é um acto cívico legalmente previsto para umas eleições, porque será que não o é para outras?
Também porque somos jovens, e somos o futuro deste País, o nosso contributo não deve ser negado por qualquer que seja o motivo.

Sem comentários: